Toda a planta é coberta por pêlos urticantes, à excepção das folhas e caules jovens entre Março e Maio. As flores são de cor branca esverdeada e aparecem entre Maio e Julho.
A urtiga é bastante utilizada em caso de anemia, artrite, reumatismo, no tratamento de acne e eczemas, contra a queda de cabelo e no retardamento da hipertrofia da próstata.
As folhas da urtiga têm teores elevados de clorofila que leva a que estas folhas tenham propriedades desintoxicantes e antianémicas, pois a clorofila tem uma composição química semelhante à da hemoglobina, o que leva a que as folhas sejam ricas em proteínas, vitaminas e sais minerais. Ou seja, as folhas de urtiga ajudam o organismo a eliminar os líquidos em excesso, pela que a infusão de folhas secas em água quente pode ser útil como tratamento auxiliar para diversas doenças.
As raízes têm um efeito anti-inflamatório, pois os seus extractos inibem uma enzima do nosso corpo a provocar a hipertrofia da próstata, sendo útil para quem sofre desta doença.
A urtiga, na generalidade é considerada segura, existindo apenas riscos de reacções alérgicas, mas, apesar disso, é importante que os pacientes que sofram de hipertensão, cardiopatias, diabetes ou insuficiências renais consultem o médico antes de realizarem quaisquer tratamentos com a urtiga, visto que esta planta tem efeitos diuréticos que podem levar à diminuição de água e de outros nutrientes nos pacientes com estas doenças.
O nome urtiga deriva da palavra latina urere, que significa arder, que descreve a sensação de ardor que se sente quando a pele entra em contacto com a planta.
Quais são os perigos reais para uma pessoa alergica? Tenho uma amiga que teve uma reação incrível a esta planta. Ela por acaso estava limpando o jardim e havia algumas urtigas por alí. Por casa disto ela ficou com as maos e o braço super vermelhos e inchados por dias, e após 15 dias ainda está muito vermelho, quase roxo no local. Pra mim é estranho. Alguém pode me explicar algo sobre?
ResponderEliminarhttp://segiane.blogspot.com/