Esta planta é originária do Médio Oriente e do sul da Europa, mas devido às suas qualidades como especiaria, foi-se difundindo por todo o mundo. Os coentros fazem parte do património gastronómico português, e são especialmente apreciados no Alentejo e noutras regiões do sul de Portugal.
Os coentros começaram a ser utilizados como planta medicinal pelos egípcios, pois estes acreditavam que este vegetal tinha propriedades digestivas, calmantes e, caso usado cutaneamente, alivia as dores nas articulações e reumatismo.
A nível vitamínico, os coentros são ricos em vitamina A, B1, B2 e C.
Hoje em dia está comprovado que os coentros combatem muitos dos nossos problemas digestivos: flatulência, insuficiência pancreática, gastrite e digestão pesada. As suas sementes são eficazes a reduzir o nível de colestrol no sangue, para além de ajudar a combater infecções bacterianas e fúngicas. O óleo das sementes desta planta pode aliviar hemorróidas e pode servir também de tonificante para o sistema nervoso.
A seiva de coentros, quando consumida em doses elevadas pode causar convulsões. Se a quantidade de coentros ingerida for muito elevada, este podem exercer um efeito tóxico no sistema nervoso causando embriagues.
Sem comentários:
Enviar um comentário