Os frutos do eucalipto são lenhosos, de forma cónica, e contém orifícios que se abrem para libertar as sementes.
A maioria dos eucaliptos tem folhagens persistentes, ou seja, durante toda a época do ano. As folhas de eucalipto são cobertas de glândulas que segregam óleo com propriedades antissépticas e desinfectantes.
Quando o óleo de eucalipto é aplicado numa camada dérmica da pele, este pode danificar a sensibilidade e aumentar a actividade cardíaca.
Através da ingestão do óleo de eucalipto sob a forma de chá pode ajudar ao tratamento do reumatismo e de infecções urinárias; através da inalação de vapores de folhas aquecidas em água, estes podem combater a asma, aliviar infecções bronquiais, tosse, constipações, rinite e sinusite, ou até aliviar a dor de cabeça e descongestionar as vias nasais; e por aplicação do óleo localmente pode tratar dores musculares e feridas.
É preciso ter atenção ao facto de que em quantidades elevadas, o eucalipto pode ser tóxico para o organismo, provocando complicações bastante graves a nível de saúde e, em crianças menores de quatro anos, o óleo de eucalipto pode provocar uma infecção a nível dos brônquios.
Sem comentários:
Enviar um comentário