21 de janeiro de 2011

Hortelã pimenta (Mentha piperita)

A hortelã-pimenta (Mentha piperita) é uma pequena planta perene, de folhas verdes com um odor característico.
É originária dos países asiáticos, principalmente da Índia. Foi introduzida no Sul da Europa, vinda do norte de África. No continente africano, mais precisamente na Mauritânia, esta planta é usada para o fabrico de bebidas refrescantes que são consumidas em rituais de hospitalidade. Na antiguidade egípcia e grega, a hortelã era utilizada como estimulante do sistema nervoso. A medicina indiana indica que esta planta pode ajudar a tratar feridas bucais e náuseas, promover a digestão e aliviar infecções respiratórias. Em Portugal, a hortelã é normalmente usada para travar distúrbios estomacais e auxiliar na digestão de refeições pesadas.
O óleo desta planta, essencialmente composto por mentol, actua no sistema digestivo, diminuindo a flatulência e a ocorrência de diarreia. Como a sua actuação atinge também o intestino, a hortelã atenua os sintomas da síndrome do cólon irritável. Relativamente ainda ao sistema digestivo, esta planta elimina o mau hálito e reduz as náuseas.
O mentol já referido possui propriedades anti-sépticas, pelo que, inalações de vapores do óleo da planta, são eficazes contra constipações, bronquites e inflamações da laringe. Aplicado externamente, o óleo serve de analgésico, aliviando as dores musculares e articulares, assim como a comichão causada pelas picadas dos insectos.
O óleo de menta da planta não deve ser usado na pele de bebés sob pena de provocar irritações.

Sem comentários:

Enviar um comentário