A figueira é uma árvore pertencente a família Moraceae. Chega a atingir os 8 metros de altura. Possui ramos frágeis com folhas recortadas com 5,6 ou 7 lobos e com pequenas flores. Os figos possuem estruturas carnudas, com a coloração branco-amarela ate ao roxo e são ricos em açúcar.
Na antiguidade as figueiras eram plantadas em todas as civilizações do mediterrâneo. A vantagem deste fruto é que o figo poderia secar e conservar-se durante muito tempo e continuava a ser comestível. Isto representava uma grande ajuda nas viagens longas. O figo é também um alimento venerado por muitas civilizações: Para os judeus é um fruto sagrado e faz parte dos sete alimentos da Terra Prometida. Para os maometanos também, pois Maomé jurou por ele no Corão. Para os budistas o figo é sagrado, pois o Buda alcançou a sua revelação religiosa debaixo de uma figueira. Na Grécia Antiga o figo era tão importante que não podia ser exportado.
O figo fresco é utilizado no combate à expectoração. Este fruto é altamente energético e, como tal, ajuda na formação de ossos e no combate à fadiga mental. Auxilia também em doenças de fígado e vesícula. As suas sementes têm um efeito laxante. Do figo, produz-se água, que é útil no normal funcionamento dos intestinos, expulsando alguns germes aí alojados. A seiva proveniente do figo é utilizada no tratamento de calos.
As folhas da figueira cozidas são utilizadas para dores de estômago.
As pessoas com problemas de acidez no estômago, obesidade e artrites não devem consumir figos.
Gostei do comentário, parece ter bastante consistência, principalmente, na indicação como alimento e quem deve evitar de consumi-lo.
ResponderEliminarGrata.
Laila, Porto Alegre,RS