21 de janeiro de 2011

Salsa (Petroselinum crispum)

A salsa é uma pequena planta herbácea que pertence á família Apiaceae, a mesma família dos coentros e por isso possuem muitas características em comum. Possui folhas e caules de cor verde, sendo que as suas flores adquirem uma cor verde amarelada. A altura normal desta planta é de cerca de 15 cm, mas na Primavera os talos floríferos diferenciam-se do caule principal, sendo que com estes a planta chega por vezes a atingir os 60cm.
Esta planta é cultivada à mais de 300 anos, sendo que é utilizada primeiramente na culinária. A salsa é uma das plantas aromáticas mais conhecidas em todo o mundo. Para além da sua utilização gastronómica, a salsa possui também algumas propriedades medicinais, como propriedades antioxidantes e expectorantes.
As folhas desta planta possuem algumas vitaminas, tais como as vitaminas A, B1, B2, C e D, sendo que estas vitaminas só permanecem nas folhas se estas permanecerem cruas, se a planta for cozinhada as vitaminas são eliminadas pelas altas temperaturas. As folhas de salsa também possuem alguns minerais, como por exemplo, o fósforo, o cálcio, o ferro e o enxofre.
Esta planta é também indicada para o tratamento de celulite, edemas, insuficiência renal, diabetes, insuficiência cardíaca e esgotamento físico.
No entanto, as mulheres grávidas não podem consumir salsa, pois existem certas substâncias na salsa que estimulam a menstruação, podendo assim ocorrer um aborto espontâneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário