21 de janeiro de 2011

Cebola (Allium cepa)

A cebola (Allium cepa) é uma planta que pertence ao mesmo género do alho (Allium sativum) e por isso possui características morfológicas muito parecidas com este. A parte utilizada para o consumo é geralmente a cabeça da cebola, ou seja, o bolbo subterrâneo.
Possui folhas compridas e finas, com nervuras paralelas. As suas raízes são fasciculadas e sem nenhum eixo principal. A cebola propriamente dita, é o bolbo subterrâneo, cuja função é armazenar substâncias de reserva. Devido a estas características, a cebola pode ser classificada como uma monocotiledónea.
Assim como o alho, a cebola é originária da Ásia mas foi sendo difundida por todo o mundo com o passar do tempo, sendo que na culinária a cebola é utilizada principalmente como tempero.
A cebola tem algumas substâncias anti-bacterianas e substâncias que melhoram a circulação sanguínea, mas também possui uma substancia anti-viral, que destrói ou incapacita os vírus, como o vírus do herpes labial.
Os químicos presentes no bolbo da cebola também podem curar aftas, infecções da boca e gengivites. Em relação às vias respiratórias, certos gases libertados pelas cebolas podem ajudar a combater sinusites e prevenir que os vírus entrem por estas vias e infectem o nosso organismo.
O chá feito com as cascas da cebola tem propriedades que actuam como digestivo, podendo assim melhorar a digestão a pessoas com problemas e estômago.
Porém as cebolas quando cortadas ou esmagadas libertam um gás volátil originário do ácido sulfénico presente na cebola que estimula as terminações das células nervosas do olho, provocando assim irritações que o organismo combate através da libertação de lágrimas.

Sem comentários:

Enviar um comentário