21 de janeiro de 2011

Babosa (Aloe Vera)


O Aloe Vera é uma planta da família das Liliáceas, e não apresenta na sua constituição um tronco. As folhas do aloe vera, com cerca de 50 cm, são grossas e carnudas dispostas em forma de roseta e apresentam espinhos nos bordos e no avesso. O prolongamento da planta onde se localizam as flores, mede cerca de 75 cm, sendo que as flores possuem uma cor vermelha amarelada
O aloe é uma planta proveniente de África mas que têm exemplares nas regiões do Mediterrâneo e na Índia.
Os derivados antracénicos constituintes do suco das folhas produzem uma concentração de água no intestino, que leva ao aumento da sensação de saciedade e estimulam a actividade intestinal.
A ESCOP recomenda a utilização deste suco em caso de prisão de ventre. Outros serviços da utilização do aloé vera estão a ser estudados cientificamente mas ainda não foram demonstrados.
Este suco não deve ser ingerido durante a gravidez e lactação, em caso de hemorróidas ou doenças renais. O suco tomado em simultâneo com medicamentos para o coração necessita de aprovação médica e deve-se evitar que a seiva proveniente das folhas entre em contacto com a pele.
O efeito purgante do suco pode produzir espasmos gastrointestinais, e a aplicação prologada altera o equilíbrio electrolítico que pode levar a graves transtornos cardiovasculares.
O nome aloe provém da palavra árabe alloeh que significa brilhante e amargo, o brilhante refere-se ao brilho da face das folhas e o amargo ao sabor da seiva que circula nas folhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário