10 de março de 2011

Conus (Conus magus)

O Conus é um molusco gastrópode marinho que vive no Oceano Índico e Pacífico. Uma curiosidade acerca deste invertrebado é o facto de ser extremamente venenoso, sendo que o seu veneno contém uma mistura de várias toxinas denominadas conotoxinas. Estes animais passam muito tempo debaixo das rochas, nas poças da maré baixa. Quando detectam uma presa, que costuma ser peixe, localizam-na através do seu olfacto apurado e, quando chegam suficientemente perto, lançam um arpão saturado em veneno, de modo a imobilizar a presa. Neste arpão há cerca de 20 a 30 dentes ocos, cada um deles carregado com veneno. Este arpão é lançado através do probóscide, que faz parte do aparelho bucal do conus.
Muitas pessoas, enquanto passeiam na praia, acham graça às conchas coloridas dos conus e, quando pegam nestes animais são picadas, sendo que muitas destas morrem antes de chegarem ao hospital. O veneno do conus causa paragem cardíaca e respiratória.
O veneno de uma espécie de conus, Conus magus, tem potencial para ser um aliviador de dor 1000 vezes mais potente que a morfina, sem causar qualquer vício associado ao consumo contínuo.

4 comentários:

  1. Bom saber!!! Estou surpresa!! Obrigada!!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Sim, algumas espécies são comuns no Brasil no litoral de São Paulo já ocorreram até mortes pelo manuseio errado do Animal

      Eliminar