O axolotl é uma espécie de salamandra proveniente do México, onde habita nos lagos Xochilmilco e Chalco. Esta espécie possui uma característica rara entre todos os anfíbios, a neotenia, isto significa que o axolotl pode se reproduzir sem sofrer uma metamorfose. Este anfíbio possui uma capacidade única entre os vertebrados, a completa regeneração de membros e órgãos. O axolotl consegue regenerar completamente as patas, as guelras, os olhos, as maxilas, o cérebro, a espinha dorsal e até mesmo o coração, em poucas semanas. Quando é amputado, os vasos sanguíneos que rodeiam a ferida contraem-se impedindo as hemorragias. De seguida forma-se o blastema, um conjunto de células estaminais, no local da ferida. Por fim, as células estaminais duplicam-se e vão se diferenciando, formando assim a nova parte do corpo, completamente funcional. Os axolotls conseguem regenerar a mesma parte do corpo muitas vezes durante a sua vida.
Hoje em dia há cientistas que querem aproveitar esta fantástica capacidade de regeneração do axolotl para curar lesões em humanos, como por exemplo grandes feridas infectadas. Para isso, esta salamandra está a ser reproduzida e estudada em laboratório e talvez num futuro próximo o axolotl nos poderá dar o segredo da regeneração completa de membros aos seres humanos.
Apesar dos benefícios que este anfíbio pode trazer á humanidade, o habitat natural destes animais está a ser poluído e invadido por espécies exóticas, o que pode por em risco a sobrevivência da espécie. Consequentemente a sua utilização para fins medicinais poderá estar comprometida.
Sem comentários:
Enviar um comentário